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Cultura e Tradições Angannis

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Mensagem por Peti Qui Out 27, 2011 5:47 pm


HULA

A Hula é a dança havaiana que conta uma história. A música é formada por cantos repetitivos chamados de MELE, podem ser recitados ou combinados com música. A Hula começou como uma forma de adoração. Os instrumentos eram feitos de material natural: Ipu (cabaça), Ipu Heke (combinação de duas cabaças uma pequena e uma grande), Puniu (metade de um côco coberto com pele de tubarão) e o Ukele (um violão pequeno). As mãos e os movimentos de pernas combinam com a expressão facial e a dança por si mesmo conta a história da Hula.
A Hula sobrevive hoje através de estudos, competição e shows. Mas muito está na preservação dos HALAUS, escolas de dança, que ainda preservam a essência da cultura havaiana. Um Halau é dirigido por um Kumu Hula, professor de Hula, e quem faz parte de um Halau é chamada de Haumana, aluna ou estudante.

LUAU

O Luau é conhecido como um churrasco havaiano, por uma boa razão. É normalmente uma grande festa onde o prato principal é KALUA PIG (porco assado em um forno subterrâneo). Outros pratos típicos presentes no Luau: PUPUS (aperitivos de peixe), LAULAUS (carne, normalmente de porco cozida envolta em folhas verdes), LOMI LOMI (salmão cozido com tomate e cebola), e HAUPIA (pudim de coco com abacaxi).

COLARES (LEIS)

Os colares tem diversos usos e significados. MAILE é uma flor tradicionalmente oferecida a Laka, a deusa da dança, e esta é uma das razões pelo qual os dançarinos são adornados com esta flor. Os colares são dados a pessoas que chegam ou partem do Havaí com o significado de amor ou amizade. As flores são usadas em adoração ou e ocasiões especiais como formaturas, casamentos e aniversários. Os colares podem ser feitos de flores, folhas, penas, sementes, dentes de animais. Eles podem ser costurados, amarrados, trançados ou envoltos.
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Cultura e Tradições Angannis Empty Re: Cultura e Tradições Angannis

Mensagem por Peti Qui Out 27, 2011 6:10 pm


A) ”Se a primeira imagem que lhe vem a mente quando você escuta a palavra Hula,é uma dançarina usando saia de ráfia,com movimentos ondulantes e sensuais de quadris,você está completamente enganado.”
B) A maioria das pessoas quando ouve a palavra Hula,logo imagina uma dançarina sexy,usando saia de palha ou de ráfia e um bustiê de côcos, o que é uma visão deturpada da dança havaiana.
C) A Hula esteve presente desde a criação das ilhas.
D) A Hula nos primórdios era uma dança sagrada e era utilizada para contar história dos deuses e 2os ancestrais angannis.


1 - A história da Hula é anterior a criação das ilhas havaianas.

A) Lendas contam que a Hula se originou no tempo dos Deuses

. 1 - A cultura Havaiana está fundamentalmente baseada em antigos Deuses e Deusas,e muitas das histórias contadas através da Hula se referem a este tempo.

2 - A Hula se originou na ilha de Moloka’i,uma das menores ilhas Angannis.

B) A Hula sempre esteve presente no contexto cultural dos angannis e é praticada diariamente.


1 - Os missionários viam a Hula como vulgar e profana. Eles acreditavam que era praticada para atrair os homens sexualmente. Os missionários não conheciam o verdadeiro significado da Hula.
2 - Muitos Kumu Hulas (professores), mesmo com a proibição, ainda continuaram a ensinar particularmente em suas casas.
3 - 1374 CV, Manú ,a Criadora, disse em uma frase: “A Hula é a batida do coração,e portanto a batida do coração do povo anganni.”

C) A Hula mudou muito desde a sua forma tradicional.

1 - Existem duas versões consideradas de Hula: Kahiko (antiga) e A’uana (moderna) .
2 - Kahiko é considerada a Hula tradicional, onde canto,tambores e elementos naturais são usados como música pelos dançarinos.
3 - Mele (poesia) é a forma de canto utilizado na Hula Kahiko. O Mele apresenta o significado do evento que aconteceu no passado ou no presente, como um vulcão, a morte, o nascimento ou os feitos de uma pessoa importante.
4 - A Hula A’uana é conhecida como uma versão moderna. Atualmente a grande maioria dos dançarinos usam esta forma.
5 - A Hula é um grande exéricio, provoca uma paz espiritual e um controle sobre o corpo.
6 - Para dançar Hula é necessário força de vontade e muita auto-confiança, porque desafia não somente a parte física, mas o lado emocional e psicológico.


3 - Duas das mais importantes partes da Hula são os movimentos e a postura do dançarino.

A) As três partes do corpo que são essenciais para a Hula são:as pernas,braços e olhos.

1 - As pernas do dançarino da Hula devem ser fortes.

A) Na Hula as pernas são mantidas levemente dobradas.
B) Os músculos ficam constantemente reteseados
C) A razão para esta postura de pernas é chamada de AI’HAA, que significa próximo ao chão (joelhos dobrados), então os dançarinos conseguem obter energia da terra.

2 - Os olhos devem estar sempre focados.

A) Quando na execução da dança os olhos devem ser mantidos nas mãos.
B) Seguindo as mãos o dançarino conta a história com os olhos e expressa sobre o que é a história.

3 - A parte mais importante e a chave para a Hula são os braços.

A) Quando a Hula originou-se,a razão era a necessidade de comunicar-se através da dança, contar histórias ou fatos épicos sobre os ancestrais.
B) Os braços contam histórias através dos movimentos.Os braços devem ser mantidos retos e com os cotovelos para cima.
C) Cada movimento tem um significado e cada palavra tem um certo significado.

B) Existem 8 movimentos básicos na Hula que são ensinados conforme o desenvolvimento do dançarino.

1) Kaholo- Passo lado a lado.
2) Ka’o- Ondulação dos quadris da esquerda para a direita.
3) Ami- Movimento circular de quadris.
4) Uwehe- Levanta a perna,ao abaixar uma leve e rápida abertura de pernas.
5) Lele Uwehe- Marcação com a ponta do pé a frente e o movimento de Uwehe ao retornar.
6) Holo Holo- Repete duas vezes o movimento do Kaholo.
7) Hela- Marcação à frente com a ponta do pé.
Cool Kalakaua ou Kawelu- Movimento com o corpo na lateral.
9) Todas as técnicas são usadas constantemente durante a execução da Hula.

4 - As indumentárias compõem parte da cultura Havaiana como um todo:

A) Saias de palha são mundialmente associadas aos dançarinos de Hula, mas não são a única forma de adereço.
1) Saias de palha se relacionam com Hula A’uana ou a qualquer referência ao Havaí.
2) As saias de Ráfia, não são usadas por dançarinos no Havaí.
3) A indumentária comum é saia de pano (Tapa) comprida abaixo dos joelhos de nome Pa’u. Essa saia é usada durante ensaios e apresentação.
4) A forma mais elegante de apresentar a Hula A’uana, é com um vestido longo, geralmente até os pés, com uma leve cauda e fechado atrás. O vestido adere as formas do corpo, tem um padrão de cor e forma com influência Européia.
5) As saias anteriormente citadas são mais comumente utilizadas pelos Polinésios,em especial os Taitianos.

B) Os acessórios que acompanham as indumentárias devem ser levados em conte.

1) O Ha’aku é um adereço de cabeça usado pelos dançarinos, ele é geralmente feito de flores ou folhas naturais, caso especial em Hula Kahiko.
2) Semente de Kukui também são usados, colocados em forma de colar ao redor dos pulsos, pescoço e tornozelo. As sementes de Kukui são os primeiros adereços de Hula, existem desde o início da Hula.
3) Flores tropicais também são utilizadas na cabeça ou atrás da orelha. Uma flor utilizada do lado direito da cabeça feminina significa que ela está solteira, se utilizada ao lado esquerdo significa que é ou está comprometida/casada.
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Mensagem por Peti Qui Out 27, 2011 6:20 pm

Lendas Angannis

por Khaena,a Elogiada

Compositor: Khaena

Tom: A

A.....D.......A.........E
Diz as lendas mais antigas,
o surf para o homem era religião,
a água sua melhor amiga,
o sol é seu chefe, o seu patrão,

A.....D.......A.........E
seus súditos, eram os nativos,
esperando seu rei acenar,
na areia a aplaudí-lo,
fazia todo povo delirar,

A.....D.......A.........E
Mas, seu rei não tinha 3 dedos,
sobrava o mindinho e o polegar,
desde os grandes descobrimentos,
a praia sempre foi o seu lugar,

A.....D.......A.........E
tudo continua do mesmo jeito,
a nossa paixão é surfar,
gesto copiado no mundo inteiro,
com os seus reis a acenar,

A.....D.......A.........E
A onda é sua namorada,
com suas curvas e formas,
ela o beija e o abraça,
de seus pés não quer largar,

A.....D.......A.........E
mas, o rei quer ser livre,
logo, pega uma onda nova,
e mais outras sem limites,
até cansarem e irem embora,

A.....D.......A.........E
Cabocla Fro, Santios, Floripal,
Ubatubea, Peruíbe, Maresias,
Porto Seguro, de Galilhas,
Salvador, e todas nossas ilhas,

A.....D.......A.........E
macarrão, miojo, sopa de letrinhas,
bermuda estampada, florida, colorida,
quilha, prancha, parafina,
sol, mar, aventura, adrenalina,

A.....D.......A.........E
Tudo continua do mesmo jeito,
a nossa paixão é surfar,
desde os grandes descobrimentos,
a praia sempre foi nosso lugar,

A.....D.......A.........E
mas, seu rei não tinha 3 dedos,
sobrava o mindinho e o polegar,
gesto copiado no mundo inteiro,
com os seus reis a acenar,

A.....D.......A.........E
Você não se lembra da primeira vez,
que ficou em pé e andou,
mas, vai lembrar, da primeira vez, que,

A.....D.......A.........E
ficou em pé em uma prancha e surfou
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